É #FAKE vídeo de Trump criticando em português julgamento de Bolsonaro no STF; áudio foi manipulado por IA
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Trump não mencionou julgamento de Bolsonaro em evento com CEO da Apple
g1
Circula nas redes sociais um discurso de Donald Trump criticando o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaçando os ministros com sanções mais duras. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação mentirosa?
Publicado nesta segunda-feira (dia 1º) no Facebook, onde já teve mais de 63 mil curtidas, o vídeo manipula uma gravação real de Donald Trump, dentro do salão da Casa Branca. Ao longo de 4 minutos, o material fake atribui ao presidente dos Estados Unidos críticas (feitas em português) ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que começou nesta terça-feira (2).
Bolsonaro e mais sete réus são julgados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado (leia mais aqui).
Acompanham Trump na cerimônia o vice-presidente americano, J.D. Vance, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o CEO da Apple, Tim Cook.
No áudio falso, Trump diz: "Quero fazer um alerta a todos vocês. Encerrem imediatamente todos os inquéritos sobre a farsa do golpe de Estado que vocês armaram para criminalizar o Presidente Bolsonaro e todos os outros patriotas inocentes." Caso insistam com essa farsa maligna, garanto que todos vocês pagarão muito caro por cada um de seus crimes".
O texto que acompanha o vídeo diz: "Trump acusa STF de golpe de Estado no Brasil e promete sanções duras. Trump afirma que não permitirá a consolidação de um regime comunista no país e ameaça aplicar mais sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal e seus cúmplices [...]. 'Se insistirem nessa farsa, todos pagarão por seus crimes. O mundo já sabe o que está acontecendo no Brasil', declarou. Trump ainda prometeu que esforços seriam feitos para que os magistrados e aliados envolvidos fossem investigados e responsabilizados criminalmente".
⚠️ Por que isso é mentira?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo à plataforma Hiya, que identifica falas criadas ou manipuladas por inteligência artificial (IA). Resultado da análise: em uma escala de 0 a 100 de "nível de autenticidade", o áudio obteve a pontuação de 7 – trata-se, portanto, de um deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos).
Para encontrar o vídeo que serviu de base o material falso, o Fato ou Fake selecionou um frame (imagem estática) da gravação e fez uma busca reversa com a "foto" no Google Lens. Essa ação permite identificar publicações mais antigas de um material na internet.
A pesquisa levou, finalmente, ao registro de uma coletiva de imprensa, de 40 minutos de duração, com Trump ocorrida em 6 de agosto de 2025. Ela pode ser acessada no canal de YouTube da Fox News.
No vídeo, o presidente americano anuncia um investimento de US$ 100 bilhões da Apple em instalações nos Estados Unidos. Ele diz também que imporá uma tarifa de "quase" 100% sobre chips de computador importados, mas isentará àquelas que produzirem chips dentro do território americano.
Em nenhum momento da filmagem original, Trump menciona o julgamento do ex-presidente Bolsonaro.
Trump não mencionou julgamento de Bolsonaro em evento com CEO da Apple
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Fato ou Fake analisa imagens do conflito entre Israel e Irã
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)