É #FAKE que papa Leão XIV discursou em apoio a ditadura na África; conteúdo foi gerado por inteligência artificial
21/05/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo manipulado mostra o pontífice fazendo um discurso de apoio ao presidente de Burkina Faso e com críticas ao legado colonialista na África. Veja o passo a passo da checagem. Vídeo com fala do papa Leão XIV em apoio a presidente de Burkina Faso foi feito por IA
g1
Circula nas redes sociais um vídeo do papa Leão XIV fazendo um discurso de apoio ao capitão militar Ibrahim Troaré, que governa a Burkina Faso desde outubro de 2022, e contrário ao colonialismo na África. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que mostra a publicação?
Publicado originalmente nesta segunda-feira (19) em redes sociais como o Facebook e o TikTok, o vídeo de mais de 5 minutos tem o seguinte título: "Papa Leão XIV responde à mensagem de verdade e justiça do presidente Ibraim".
No registro, o pontífice parabeniza Ibraim Troaré, um militar de Burkina Faso que governa o país da África Ocidental desde o golpe de Estado de 30 de setembro de 2022. Na introdução, o pontífice diz: "A Sua Excelência o Presidente Ibrahim Traoré, Presidente da Nação Soberana de Burkina Faso, filho do solo africano, defensor de seu povo, que a graça e a paz se multipliquem para você por meio da sabedoria, coragem e verdade".
Depois, confirma ter recebido uma carta do líder de Burkina Faso -- demandando ações em prol da África -- e faz críticas ao legado do colonialismo ocidental no continente: "Eu recebi a sua carta não como uma comunicação política, ou como uma demanda reverberada por canais da diplomacia, mas, sim, como um choro da alma, poderoso e doloroso. De um filho do continente que se acostumou a muitas perdas, silêncio e promessas quebradas [...]. A África não é uma caridade, não é um paciente aguardando que o Ocidente o administre espiritual ou politicamente".
⚠️ Por que a publicação é mentirosa?
O Fato ou Fake submeteu a três ferramentas que identificam áudios e vídeos adulterados por inteligência artificial (IA). Todas apontaram que o conteúdo é um clássico caso de "deepfake" (técnica que permite aduterar vídeos e fotos com uso de IA). Veja, abaixo, o rsultado das análises:
Hive Moderation -- 99% de chance de ser IA.
AI or Not – 98% de chances de ser IA.
Decopy IA – 96% de chances de ser IA.
O Vatican News, portal de notícias oficial do Vaticano, publicou um texto nesta quarta-feira (21) desmentindo o vídeo e confirmando que ocorreu manipulação para sincronizar o movimento dos lábios do papa Leão XIV com um áudio fabricado – que reproduz com fidelidade a voz do pontífice.
O portal cita a repetição da imagem do papa, que aparece lendo os mesmos dois papéis ao longo de todo o vídeo, como uma pista de que se trata de um conteúdo adulterado.
Também informou que o vídeo original do pontífice usado para criar o fake data de 12 de maio de 2025 e registra uma audiência de Leão XIV com representantes de veículos de comunicação de todo o mundo. No encontro, ocorrido na Sala Paulo VI, no Vaticano, o pontífice agradeceu pelo "serviço à verdade" prestado por jornalistas.
O Fato ou Fake usou a plataforma InVid para fragamentar o material verdadeiro em vários frames (imagens estáticas). Depois, foi feita uma busca reversa com uma dessas "fotos" no Google Lens, ferramenta que aponta a origem de conteúdos na internet. Um dos resultados foi exatamente o vídeo do daquela audiência de 12 de maio publicado do YouTube oficial do Vatican News. A gravação tem 43 minutos de duração.
Por fim, o Vatican News recomendou, em seu texto, que aqueles que desejam se informar sobre assuntos da Igreja Católica recorram aos meios oficiais.
"Vale lembrar — diante da circulação em várias redes sociais de textos atribuídos ao novo Papa sem indicação de fonte — que todos os discursos, pronunciamentos e textos do Papa Leão XIV podem ser consultados na íntegra no site oficial do Vaticano vatican.va", diz o texto oficial.
Ao explicar os motivos que o levaram a escolher o nome Leão XIV, o novo papa lembrou Leão XIII, dizendo que a Igreja deve assumir a liderança no enfrentamento a novas ameaças aos trabalhadores, como a IA:
“Há diferentes razões para isso [a escolha o nome], mas [foi] principalmente porque o papa Leão XIII, em sua histórica Encíclica Rerum Novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial. Em nossos dias, a igreja oferece a todos o tesouro de sua doutrina social em resposta a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial, que representam novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho", disse o pontífice.
📌 Qual é o contexto da Fake?
Traoré comanda um regime de exceção em Burkina Faso, país da África Ocidental, desde setembro de 2022, quando chegou ao poder através de um golpe de estado, derrubando o presidente Paul-Henri Sandaogo Damiba.
Com a tomada de poder, a constituição burkineonse foi suspensa, as fronteiras foram fechadas e todas as atividades políticas e da sociedade civil permanecem suspensas.
Em janeiro de 2023, o novo regime expulsou militares franceses presentes no país, em meio a um movimento de aproximação do país com a Rússia, sob a justificativa de que Moscou estaria mais preparada para ajudar a Burkina Faso a conter o avanço jihadista no país.
Desde que assumiu o governo, Traoré vocaliza posições contrárias à presença de países ocidentais na África, associados à imposição do colonialismo no continente durante os séculos XIX e XX. A Burkina Faso conseguiu sua independência da França em 1960.
Vídeo com fala do papa Leão XIV em apoio a presidente de Burkina Faso foi feito por IA
g1
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito