VÍDEO: cães farejadores buscam corpos em casas destruídas por maior incêndio da história de Los Angeles; nº de mortos sobe para 25
15/01/2025
Incêndio com diversos focos pela cidade começou em 7 de janeiro e ainda não foi contido pelos bombeiros da cidade. Buscas por vítimas com os cães iniciaram no sábado (11). Uma área de 164,5 km², maior que a cidade de Sâo Francisco, já foi consumida pelas chamas. Cães farejadores procuram corpos em casas destruídas por incêndios em Los Angeles
Equipes de busca de Los Angeles estão utilizando cães farejadores para encontrar corpos nas casas destruídas pelo pior incêndio da história da cidade, que começou em 7 de janeiro e ainda não foi contido.
O fogo já consumiu mais de 160 quilômetros quadrados, uma área maior que a de toda cidade de São Francisco, segundo levantamento do Cal Fire, o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Até o momento, 25 mortes foram confirmadas em decorrência das chamas, segundo o escritório do médico legista do condado de Los Angeles —o número de mortos, que era 24, foi atualizado na terça-feira e ainda pode crescer. Mais de 12 mil imóveis foram reduzidos a escombros, e 88 mil moradores receberam ordens para sair de suas casas.
A polícia de Los Angeles usou fitas vermelhas para isolar uma rua de Pacific Palisades enquanto os cães farejadores trabalhavam entre os escombros de uma casa completamente queimada. Dois agentes do FBI, junto com policiais locais, também estavam no local, segundo testemunhas da Reuters. (Veja no vídeo acima)
Os cães procuram por sinais de vida ou restos humanos e se fazem necessários em casos assim porque corpos carbonizados podem não ser facilmente identificados pelas equipes de busca.
Bairros inteiros foram devastados pelos incêndios, deixando cinzas e escombros fumegantes. As buscas por vítimas podem durar dias para serem concluídas, segundo o chefe de polícia de Los Angeles, Robert Luna.
Segundo Luna, alguns dos lugares atingidos pelos incêndios "parecem que foram atingidos por uma bomba".
Mais de 8.000 bombeiros de pelo menos sete estados e dois países estrangeiros têm mantido a linha contra dois incêndios florestais massivos que devastaram partes de Los Angeles na última semana, enquanto os ventos do deserto e a paisagem ressecada criaram condições extremamente perigosas.
LEIA TAMBÉM:
INFOGRÁFICO: Mortos, deslocados e bairros inteiros destruídos: o impacto do pior incêndio da história de Los Angeles
Presidente afastado da Coreia do Sul deve ficar em cela solitária na prisão; entenda próximos passos
VÍDEO: cachorro e tutor são resgatados após caírem em lago congelado nos EUA
Equipes de resgate usam cães farejadores em busca por corpos em casas destruídas por incêndios em Los Angeles em 14 de janeiro de 2025.
REUTERS/David Ryder TPX IMAGES OF THE DAY