Dois soldados norte-coreanos foram capturados na Rússia, diz Zelensky
11/01/2025
Ucrânia chamou a captura dos soldados de uma 'evidência irrefutável da participação da Coreia do Norte na guerra'. Exército ucraniano faz ofensiva na região de Kursk, no território russo. Soldado norte-coreano dentro de cela de prisão ucraniana em Kiev em 11 de janeiro de 2025.
Reprodução/Volodymyr Zelensky
A Ucrânia capturou dois soldados norte-coreanos na região de Kursk, na Rússia, afirmou o presidente Volodymyr Zelensky neste sábado (11). Esta é a primeira vez que a Ucrânia anuncia a captura de soldados norte-coreanos vivos desde a entrada deles na guerra, no final de 2024.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em uma publicação no X, Zelensky afirmou que os soldados foram levados para Kiev e estão se comunicando com o Serviço de Segurança da Ucrânia, a agência de inteligência doméstica do país.
"Assim como todos os prisioneiros de guerra, esses dois soldados norte-coreanos estão recebendo a assistência médica necessária", disse Zelensky. Ele também afirmou que jornalistas terão acesso para falar com eles.
Segundo o Serviço de Segurança ucraniano, os dois soldados norte-coreanos foram capturados na quinta-feira (9). Em vídeo divulgado pelo órgão, eles aparecem deitados em camas, recebendo tratamento para ferimentos e com acesso a alimentos e água. Em fotos divulgadas por Zelensky, os soldados aparecem junto com uma identidade militar russa.
A Ucrânia diz que ao menos 12 mil tropas norte-coreanas entraram na guerra em outubro após serem treinados pela Rússia e estão lutando na região de Kursk, no território russo, onde a Ucrânia lançou uma contra-ofensiva em agosto. Segundo autoridades militares dos Estados Unidos, centenas de soldados norte-coreanos foram mortos e feridos nos combates.
O Serviço de Segurança da Ucrânia chamou a captura dos soldados de uma "evidência irrefutável da participação da Coreia do Norte na guerra da Rússia contra nosso país".
Além de soldados, a Coreia do Norte também estaria fornecendo à Rússia grandes quantidades de projéteis de artilharia, de acordo com a Ucrânia e seus aliados.
Anteriormente, a Ucrânia havia dito que capturou soldados norte-coreanos em combate, mas que eles estavam gravemente feridos e morreram pouco depois.
A guerra na Ucrânia completará três anos em fevereiro, e a entrada dos soldados norte-coreanos na guerra foi interpretada por aliados de Zelensky, como os EUA e a União Europeia, como uma escalada significativa no conflito. Como consequência, EUA e Reino Unido autorizaram os ucranianos a utilizarem mísseis de longo alcance fornecidos por eles contra o território russo.
Centenas de soldados norte-coreanos são mortos em combates entre Rússia e Ucrânia